PEDIDO MÍNIMO DE R$ 65,00

Um mural de 250 m2 foi grafitado na fachada da fábrica para homenagear o descobridor da mina de água em 1876. O projeto é uma entrega para a cidade e uma maneira de fomentar o turismo local.

Banner Destaque

Rufino de Castro Gavião, nasceu em 1823 em Cabo Verde (MG), e ultrapassou barreiras de uma época pré-abolição da escravatura, conseguindo trabalhar como alfaiate, dentista, curador, secretário e vereador da cidade de São João da Boa Vista (SP). Durante suas andanças para caçar na região, encontrou um filete de água que descia da serra, de onde os animais matavam a sede. Passou a frequentar o local, como uma espécie de retiro e a beber da água, quando percebeu que após alguns dias havia deixado de sentir indisposições de estômago, que antes eram frequentes. Espalhou a notícia para engenheiros que trabalhavam nas imediações na construção da Estrada de Ferro Mojiana e para os colonos da fazenda, que também começaram a beber da água e de seus benefícios.
Rufino faleceu em 1898 e não chegou a ver a grandiosidade que sua descoberta teve já que, apenas em 1910, um laboratório de São Paulo foi até o local e constatou, após análise, que de fato a água dali era diferente, alcalina, com mineralização semelhante à de Vichy, na França. A partir desse momento, as nascentes foram arrendadas para iniciativa privada que passou a comercializar essa água, referência em qualidade.
A descoberta da história de Rufino só foi possível graças à parceria da equipe Águas Prata com o médico e historiador Rodrigo Falconi. Membro da Academia de Letras de Poços de Caldas e da Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia, o autor do livro ‘Logradouros de São João da Boa Vista’, foi responsável tanto pela ideia do mural quanto por grande parte das informações históricas.

O gaúcho Cusco Rebel é um artista multidisciplinar que possui obras no Brasil e Estados Unidos, que mesclam diferentes tipos de técnicas no grafite.
Ricardo Braga é mineiro, muralista e ilustrador com estilo que traz à tona elementos da cultura brasileira.

Banner Destaque2